Recife-PE: (81) 3471-2040 Brusque – SC: (47) 3514-3307 Cabo de Santo Agostinho – PE: (81) 3471.2040

Separação de Resíduos Sólidos

O que é?

Chamamos de resíduos sólidos toda a matéria que é resultante da ação humana que pode ser reutilizada como base para a criação de novos produtos na reciclagem. Ou seja, resíduo sólido é todo o lixo que produzimos diariamente nas zonas urbanas, industriais, agrícolas… os resíduos sólidos podem ser classificados em vários tipos, de acordo com os locais em que foram produzidos.

Lixo Comum ou domiciliar

É aquele que produzimos nas nossas casas.

Lixo Especial

Contém resíduos como baterias antigas, pilhas, restos de agrotóxicos, entre outros.

Lixo Comercial

Pode vir de diferentes setores do comércio como lojas, restaurantes e supermercados.

Outros Tipos

Existem ainda vários outros tipos de lixo como o espacial, público, radioativo, industrial, de serviços de saúde e o lixo industrial. Pará que a sociedade progrida e que o planeta dure por muitos anos, é importante estarmos atentos ao descarte desses resíduos. O lixo especial, por exemplo, não pode ser descartado junto com o lixo domiciliar.

Como fazer?

Separando corretamente o lixo

Papel, plástico, metal, vidro e madeira

São o principal foco dos diversos projetos de conscientização ambiental que transmitem. Para reciclar, basta separá-los corretamente e levá-los para centros de coleta. Lembre-se de lavar muito bem latas e garrafas de vidro.

Corantes Sintéticos

Apesar de serem considerados não perigosos, em concentrações no ambiente aquático podem causar graves danos. Desta forma, o destino final adequado é o tratamento térmico (incineração), para o material tornar-se inerte.

Pilhas e Baterias

Tem alto potencial poluidor, devido aos elementos pesados (metais) que constituem sua composição. Por isso, devem ser acondicionadas em coletores específicos ou em suas próprias embalagens, sendo reenviadas para a empresa geradora.

Óleo de cozinha

Os restos do óleo usado em casa geralmente são jogados no lixo comum. Entretanto, este resíduo deve ser armazenado em garrafas PET e destinado à reciclagem, para que não contamine o solo e os mananciais aquáticos.

Tintas

São resíduos com alta concentração de substâncias nocivas. Devem ser acondicionados em tambores de acordo com a caracterização e armazenados na área de resíduos perigosos para tratamento térmico (incineração ou coprocessamento).

Cuidados:

Verifique seus resíduos

Nem todos os resíduos sólidos podem ser reciclados, verifique sempre se seu material pode ser reutilizado de alguma forma com a empresa de reciclagem.

Higiene do material

Caso o resíduo esteja muito sujo, também dificultará o trabalho de reciclagem. Por isso é importante, sempre que possível, fazer a lavagem desses materiais.